A Nova Banca Galeria, de tempos em tempos, abrirá as portas para receber projetos de artistas das mais diversas áreas e linguagens.
Buscamos com isto promover, no espaço, iniciativas inspiradoras para ampliar o alcance e o potencial dessas ideias.
A escolha da primeira destas exposições individuais não se deu por acaso. Tem a ver com a própria Nova Banca, a crença de que os espaços públicos podem ser repensados e a nossa apresentação como um projeto inclusivo e difusor de novas possibilidades, que acontece na calçada.
Bruno Veiga, fotógrafo e artista visual, residente em Lisboa. Ao longo dos últimos 17 anos estuda e fotografa as calçadas portuguesas nos dois lados do Atlântico, tendo publicado 3 livros e realizado várias exposições sobre o tema.
A mostra conta com fotografias realizadas em Portugal e no Rio de Janeiro, cidade onde o artista visual viveu e tem o apoio institucional da Associação da Calçada Portuguesa, instituição dedicada à proteção, valorização, promoção e internacionalização da calçada portuguesa enquanto património cultural e factor de identidade de Lisboa e de Portugal.
Nós da Nova Banca Galeria e Bruno Veiga contamos com a vossa presença.
Visitação na Av. de Roma
03.06 a 10.06.2023
Segunda a sexta-feira, 11h às 14h e 15h30 às 19h | sábado, 12h às 16h.
Nova Banca Galeria - Av. de Roma, em frente ao número 9
As calçadas portuguesas, ou pedras portuguesas, como chamamos no Brasil, são uma das expressões mais importantes da relação entre nossos países. Elas representam como nos influenciamos mutuamente enquanto nações, enquanto povos. Como exemplo, cito as ondas da Praça Dom Pedro IV, o Mar Largo, no Rossio, replicados na orla da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que acabaram por se tornar uma das marcas da identidade visual do Brasil, diz Veiga.